quinta-feira, 29 de março de 2012

Spichel

O promontório do Cabo Espichel encerra em si um misticismo ímpar. Sempre que por aqui passo, um apelo vindo das escarpas não me deixa desviar o olhar. É como se todo o meu espírito fizesse uma vénia a tão magnificente cenário. Por estas paragens, os dinossáurios deixaram as suas pegadas, homens travaram batalhas, crentes fizeram jus à sua fé. Aqui, terra e mar testemunharam pescarias, mas também naufrágios e morte. Na Angra de Nossa Senhora do Cabo Espichel, conhecida por Praia dos Lagosteiros, muitos foram aqueles que encontraram o abrigo e a salvação da inclemência do Mar. Através das eras, dos séculos e dos anos, o Cabo de Spichel ali esteve, testemunha silenciosa. Sempre que por aqui passo me interrogo: quantos olhos não terão contemplado tão rara beleza?


Magnificente

(Text & Photo - Luís Pinto Carvalho - All Rights Reserved)

6 comentários:

  1. grande texto, grande foto, a mesma qualidade de sempre. abraço, meu amigo!

    ResponderEliminar
  2. Excelente texto, é relmente assim, quando por ali passamos sentimos a energia daqueles que já se foram e, da magnifica imponência do lugar, tanto quanto ao Oceano, quanto à escarpa, ou ao vento, ou ao Sol.Realmente a faina é desgastante e, poucas pessoas se apercebem da riqueza que isso encerra, tanto quanto ao modo de vida, como quanto ao linguajar próprio da terminologia maritima e popular nesse campo. Que tal escrever um livro sobre o assunto? Palavras não lhe faltam e conhecimentos idem. Gostaria de fazer uma pergunta, a traineira "Célia Maria" ainda faz a faina?

    Cumprimentos, Mestre Lúis.

    ResponderEliminar
  3. Nunca tive a “coragem” de fazer um comentário a um texto ou a uma foto tua. Sabes que gosto muito da Vida da Traineira. Mas depois de ler este texto não me contive. Além da excelência do que escreveste (e escreves) quero agradecer-te. Isto porque quando me perguntarem: o que o Cabo para ti? Já posso dizer: vê e lê isto, está lá tudo. Um abraço, Pedro Beatle

    ResponderEliminar
  4. Ilustre Alice Alfazema
    A traineira Célia Maria, de Sines, já não anda na faina. Actualmente existem a Avô Tibúrcio e a Estrela do Mar.
    Cumprimentos e obrigado pelo seu comentário

    ResponderEliminar
  5. Pedro
    Eu é que agradeço as tuas palavras. O Cabo tem esta magia sobre nós. Como se costuma dizer, “Cabo é Cabo”.
    Grande Abraço

    ResponderEliminar